Nova Friburgo (RJ)

Roteiro de 1 dia em Nova Friburgo

Como moramos no Rio de Janeiro, não é difícil fazer um passeio bate e volta em Nova Friburgo, na Serra. No entanto, para quem quiser aproveitar melhor a região, aconselho ficar mais de um dia por lá. Já visitamos a cidade umas 3 ou 4 vezes.

Segue aqui uma dica de roteiro por lá:
1) Praça Getúlio Vargas
2) Praça dos Suspiro / Teleférico
3) Nova Friburgo Country Clube
4) Parque Furnas do Catete

Começamos o nosso passeio no centro da cidade. Estacionamos o carro em uma das ruas que ficam na proximidade da Praça Getúlio Vargas. A praça já é um bom espaço para caminhada. Há comércio e restaurantes por ali, além de um shopping center (Friburgo Shopping). À noite costuma ter feirinha. Aos domingos, há deliciosos doces típicos de 10h às 17h. Nesta mesma praça, nas proximidades da rodoviária, há um parquinho infantil.


De lá seguimos a pé para a famosa Praça do Suspiro, de onde sai o teleférico. Fizemos o passeio de teleférico em dezembro de 2010 e não o repetimos depois disso, portanto, não sei informar como é o passeio atualmente, já que houve modificações depois dos delizamentos de terra que a cidade sofreu, na tragédia de janeiro de 2011. O teleférico de Nova Friburgo era um dos maiores do país, com quase 1.500 metros de extensão e levava ao alto do Morro da Cruz, com uma vista panorâmica e linda da cidade.
 Teleférico: Praça. do Suspiro, S/N. de 9:00h às 17:00h. Ingresso: R$ 20,00.



O Nova Friburgo Country Clube foi propriedade do 1º Barão de São Clemente. É um espaço muito bonito e com bastante verde. Neste parque há lagos artificiais, alamedas com árvores frutíferas e uma casa no estilo colonial. Não foi possível entrarmos de carro, mas é permitido entrar a pé e caminhar até o lago. Vale o passeio para conhecer. Fomos de carrinho de bebê sem problemas.




O Parque Furnas do Catete, também conhecido como parque do cão sentado, também é um ótimo espaço verde para visitar com crianças. Li que a trilha dura em média 40 minutos caminhando. Em 2010, quando tentamos fazer, tinha chovido a pouco tempo e o caminho não estava agradável, então desistimos no meio do caminho. Não tentei fazer a trilha com o pequeno depois. No parque tem praça de alimentação, com restaurante e lanchonete de frente para um lago. O lago tinha pesque e pague. Também havia alguns jadins por ali, patos e espaços para piquenique.
Funciona das 8:30h às 17:30 - terça-feira à domingo.
Na época em que visitamos, a entrada custava R$ 6,00 por pessoa. Para chegar lá, saindo de Nova Friburgo, basta seguir a rodovia RJ-116 no sentido Vitória-ES. Depois que passar pelo bairro Conselheiro Paulino e a Cachoeira do Véu da Noiva, você encontrará o estacionamento do Parque do Cão Sentado, antes ainda do pedágio.

Nova Friburgo é muito famosa também pelas fábricas e lojas de roupa íntima. Se quiser visitar as lojas, siga para a Ponte da Saudade, na Avenida Manoel Carneiro de Menezes, RJ 116. As lojas costumam estar abertas em horário comercial. Aos domingos e feriado também há algumas lojas abertas.

O Sesc de Nova Friburgo também é bem completo e é uma boa opção para visitar, para os que possuem carteirinha. Há piscinas e hotel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário