Gramado e Canela

Roteiro de 7 dias em Gramado e Canela com criança

Fomos mais uma vez para a Serra Gaúcha em janeiro de 2015, quando o nosso pequeno estava com 1 ano e 11 meses. Já havíamos visitado a serra em 2010, juntamente com a cidade de Porto Alegre. Desta vez, passamos alguns dias apenas na serra.

Chegamos no aeroporto no dia 10 de janeiro e de lá já alugamos o carro para seguir para Gramado. Do aeroporto até Gramado são mais ou menos duas horas de viagem. Fizemos uma parada no Fashion Outlet no caminho, que fica na cidade de Novo Hamburgo. Aproveitamos para almoçar por lá e esticar as pernas. Apesar de ser outlet, os preços praticados não são muito baratos. Mas para quem curte compras, pode ser um passeio legal. Lembra bastante os outlets americanos, com lojas famosas como a Nike, Levi's, Calvin Klein, Kipling etc.
Fica na BR 116 Km 236 - Novo Hamburgo/RS
Aberto todos os dias das 9h às 21h. Estacionamento gratuito.

Chegamos em Gramado já ao entardecer. Ficamos hospedados junto da avenida que liga Gramado a Canela, pois assim ficaria mais fácil para o deslocamento. Ficamos de frente para o Museu Medieval e próximo dos Museus do Automóvel e de Cêra.

O hotel em que ficamos hospedados foi o Valle D'incanto. Muito bonito e com um ótimo café da manhã. Nosso quarto tinha dois ambientes, sendo um com banheira de hidromassagem e uma segunda TV, que o nosso pequeno amou. O hotel nos autorizou a usar a cozinha para esquentar a comida infantil, mas este hotel não possuia nenhum atrativo para crianças, e ainda possuia uma decoração com vários cristais. Nem pensar em deixar a criança sozinha por um segundo nas áreas comuns. Portanto, apesar de ser excelente, não o recomendo para quem visita a serra gaúcha com crianças pequenas. Em 2010 ficamos hospedados na Pousada Betânia, próximo ao lago Joaquina Rita Bier (local do Natal Luz). A pousada também é muito boa, com um ótimo gramado e algum brinquedo infantil. Os quartos possuem uma mini cozinha. Não ficamos hospedados nesta pousada novamente em 2015 porque ela estava em obra na época. Não faltam opções de hotel na serra gaúcha, com diversos atrativos e preços.

O nosso roteiro nestas duas cidades ficou o seguinte:

Gramado e Canela
Dia 1 - Lago Negro, Alemanha Encantada, Parque do Papai Noel (Parque knorr), Natal Luz
Dia 2 - Mini-Mundo, Lago Joaquina Rita Bier, Zoológico e Parque Gaúcho
Dia 3 - Parque Florybal
Dia 4 - Hollywood Dream Cars, Salão Super Carros, Museu de Cera, Museu do Chocolate Prawer, Parque Temático Caracol, Fábricas de Chocolates
Dia 5 - Pórtico da cidade, centro de Gramado
Dia 6 - Parque Mundo a Vapor, Catedral de Pedra, Parque do Caracol, Bondes Aéreos
Dia 7 - Snowland OU Pórtico de Taquara, Fábrica de Cristais de Gramado, Fábrica da Cerveja Rasen, Alpen Park, Castelinho da Cascata do Caracol, centro de Canela

Com certeza ainda ficaram muitas atrações turísticas de fora do nosso roteiro. Algumas porque já havíamos visitado em 2010, outras porque não tínhamos tempo. Com mais dias, considere conhecer também o Museu Medieval, o Boreal ice Bar em Gramado, o Parque da Ferradura, Mundo Encantado, Vale dos Dinossauros e o Parque Algum Lugar. Para acompanhar as atrações e os preços, o site abaixo pode ajudar:

Na rodoviária de Gramado ou Canela há ônibus, se preferir usar o transporte público. Também há ônibus para as cidades vizinhas, como Nova Petrópolis. Há vários passeios por lá, se quiser contratar e não alugar carro. Nesta mesma viagem também visitamos Nova Petrópolis e Bento Gonçalves, fazendo um bate e volta, totalizando 9 dias na Serra Gaúcha. Para saber mais detalhes sobre essas viagens, acesse:

Nova Petrópolis
Dia 8 - Praça das Flores e Labirinto Verde, Parque Aldeia do Imigrante

Bento Gonçalves
Dia 9 - Caminhos de Pedra, Vinícola Miolo

As cidades são perfeitas para visitar com criança. Nos centrinhos você encontra mercados, farmácias, padarias, vários restaurantes, lojas de chocolate etc. Levamos para o nosso pequeno algumas opções de jantar congeladas e usamos os self services, que sempre dava para montar um pratinho para ele. Os passeios eram feitos de carrinho de bebê sem problemas.

As opções de restaurantes são inúmeras e passa a ser um passeio a parte. As sequências de fondue em Gramado são famosas e há vários restaurantes que possuem esta opção. Alguns locais diferentes que conhecemos foi o Pasteleiro, que é uma pastelaria com pastéis com nomes de filmes famosos. E também fomos em rodízio de pizzas na PontoCom Pizzas e na Toca da Bruxa, em Canela. A Toca da Bruxa é uma pizzaria temática que possui área kids e as crianças podem montar a própria pizza. Também tem a pizzaria Cara de Mau, em Gramado, com a temática de piratas.