Canadá

Roteiro de 14 dias pelo Canadá

Passamos as férias do meio do ano de 2018 no Canadá. Escolhemos passear pela parte leste do país de carro, partindo de Toronto, seguindo por Ottawa, Quebec, Montreal e Niagara Falls. Aproveitamos a viagem entre as cidades e fizemos algumas paradas estratégicas no caminho em algumas outras cidades, como em Kingston, Gananoque, Chemin du Roy (Caminho do Rei) e Belleville. O nosso roteiro passo a passo está no final desta página.

Ir para o Canadá com uma criança foi super tranquilo. Nosso pequeno tinha 5 anos nesta viagem. Não levamos o carrinho de bebê, mas compramos um lá. Levamos o assento de elevação para o carro dentro de uma mala, embora vimos que no Canadá só é permitido andar com a cadeirinha com o selo canadense, neste caso, resolvemos arriscar e circular sem o tal selo, porém com a criança segura da mesma forma. Alugamos uma SUV da Nissan com bastante espaço para as malas e a viagem foi bem tranquila, porém são muitas horas na estrada, desta forma estas paradas estratégicas na viagem são necessárias, principalmente para as crianças. O trânsito foi bem tranquilo. Também li que é possível  passear em Toronto por metrô e usar os trens para ir para outras cidades, porém, como estávamos de carro, fizemos tudo de carro. Já deixamos o carro alugado desde o Brasil, pelo site. Já reservamos os carros com os seguros. O aluguel de carro, de modo geral, foi bem barato comparado com os valores do Brasil.

O nosso voo da United teve uma parada em Houston para conexão. A burocracia da conexão na ida foi bem maior que na volta. Chegamos no Canadá por volta de 12h. Então alugamos o carro e já deu para aproveitar a tarde por lá. Não foi solicitado os nossos certificados da Anvisa sobre a vacinação contra febre amarela, mas estávamos com ele, caso precisasse. Também é importante lembrar que para ir para o Canadá é necessário visto. Solicitamos o nosso ETA, visto eletrônico, pela internet e em dois dias já estávamos com a autorização no nosso e-mail. Não há nada em papel ou documento emitido. Basta receber o OK do visto no e-mail. O ETA é apenas para entrada no país por avião, portanto, se for entrar de carro ou outra maneira, deve solicitar o visto comum. Não é necessário nenhuma vacina em especial para entrar no Canadá.
Para solicitar o visto eletrônico, acesse aqui:

Para quem está indo para lá com criança e está preocupado se será possível comer bem no Canadá, comer por lá foi um pouquinho mais complicado do que eu imaginava. Não ficamos em hotel com cozinha, então a opção foi sempre na rua. A comida por lá é bem variada, tailandesa, libanesa, chinesa... Em praça de alimentação de shoppings era mais fácil encontrar algo para o meu pequeno, que não come qualquer coisa de bom grado. Geralmente um arroz (mais temperado), frango e algum legume. É comum encontrar comida mais apimentada. O KFC (frango e purê ou batata frita) às vezes era a salvação. Quando tínhamos microondas no hotel, comprávamos comida congelada em algum supermercado e conseguíamos jantar no quarto. Nos mercados tem banana, maça, laranja, morangos, mamão e outras frutas. Para quem quer fazer sopinha para os menores, também tem legumes que já estamos acostumados a ter por aqui.

Para quem gosta de provar as comidas típicas nas viagens, não pode deixar de provar o Beaver Tail (rabo de castor) e o Poutine. O Beaver Tail é uma massinha frita (no formato do rabo de um castor) com algum doce por cima, vende na loja de mesmo nome. Já o poutine é uma porção de batata frita com algum molho por cima. Você encontra o poutine em diversos lugares, inclusive no Mc Donald's. Um rede super famosa por lá é o Tim Hortons, que lembra a Starbucks (que também tem por lá), mas vende também alguns sanduíches. Tem Tim Hortons por todo lado.

Claro que não poderíamos deixar de olhar os supermercados do Canadá, já que adoramos ver as coisas diferentes ou mais baratas que podemos encontrar. No Canadá, os principais supermercados são o Walmart, Loblaws, Cosco, NoFrills, IGA e Sobeys. O Walmart é no mesmo estilo dos EUA, ou seja, ótimo para comprar maquiagem, cremes, shampoo, vitaminas etc. O Cosco tem bastante coisa legal, mas é estilo Sams Club, precisa ser sócio para fazer compras. Os demais mercados tem como foco a venda de alimentos. O Sobeys tem uma área de refeições bem legal, estilo self service, com arroz, legumes, peixe, frango... Para quem está interessando em outras comprinhas, também no Canadá tem as lojas Toy r Us e Baby r Us, ótima para quem está querendo fazer enxoval ou comprar brinquedos, a Carters, Outlets etc. A Dollar Tree e Dollarama são as lojinhas baratas por lá, estilo 1,99. A Dollarama é melhor que a Dollar Tree, mas os preços variam até 4 dólares.

Nosso roteiro dia a dia no Canadá:
(para mais detalhes, só clicar no dia desejado!)

4 DIAS EM TORONTO:
1) Chegada no Canadá, Shopping VAUGHAN MILLS (estilo Outlet), LEGOLAND® Discovery Centre
2) CN Tower, Ripley's Aquário, HARBOURFRONT Centre, Ferry para Toronto Island, Toronto Islands
3) Zoológico de Toronto e UnionVille
4) Casa Loma, Eaton Centre, Prefeitura de Toronto, Dundas Square, Yonge Street, Queen Park, Parlamento de Ontário, Universidade de Toronto, Royal Museum of Ontario, Bloor Street e Village of Yorkville Park

1 DIA EM NIAGARA FALLS (e Niagara On The Lake):
5) Skylon Tower, Cataratas do Niagara, Rainbow International Bridge, Clifton Hill, Niagara On The Lake

1 DIA EM KINGSTON:
6) Viagem para Ottawa, Parada em Kingston

2 DIAS EM OTTAWA:
7) Byward Market, Igreja de Notre Dame, Museu de Artes (National Gallery of Canada), Ponte Alexandra, Museu da Civilização, Major's Hill Park, Parlamento, Suprema Corte, Sparks Street, National War Memorial e Jules Morin Park
8) Canada Aviation And Space Museum, Museu da Criança (Laval - Montreal) (Caminho para Quebec City), Viagem para Quebec City

2 DIAS EM QUEBEC:
9) Basílica de Notre Dame, Quebec Chateau Frontenac, Parte Baixa de Quebec City, Place Royale na Parte Baixa, Hôtel do Parlament, Citadela, Plains of Abraham, Parc de I'Esplanada, Shopping Boulevard Des Galerias
10) Cataratas Montmorency, Ilha de Nova Orleans, Loja de Brinquedos Benjo, Caminho do Rei (Chemin du Roy) na ida para Montreal

2 DIAS EM MONTREAL: