terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

México no Dia dos Mortos

Visitar o México no Dia dos Mortos realmente é ter a oportunidade de acompanhar uma festa de grande importância cultural e sentimental para o país. Quem assistiu o filme Viva, a Vida é um Festa da Pixar/Disney já teve uma ideia de como é este dia por lá. Não deixe de conferir este filme com as crianças antes de ir, observem as bandeirinhas, as fotos, as oferendas... E depois confira tudo isso pela cidade. A ideia principal da comemoração é a chegada dos mortos no mundo dos vivos, para visitá-los.


Esta época por lá é uma grande festa. É como se fosse um grande carnaval. Apesar de Oaxaca ser a cidade mais famosa pelas festividades, todo lugar do México tem suas comemorações, da Cidade do México a Playa del Carmen. A cidade fica mais cheia nesta época, então reserve seus hotéis e o carro com antecedência. Dirigir nesta época por lá não teve nada de diferente, quem está acostumado com o trânsito de SP e Rio, não vai estranhar o trânsito por lá. As fotos abaixo são de Coyoacan e Puebla.



As festividades começam dias antes, com desfiles e atrações. Busque na internet a programação e veja se consegue acompanhar algum desfile. Infelizmente quando chegamos na Cidade do México, dia 30, os desfiles já haviam acabado. Apesar de não haver mais desfiles, os "carros alegóricos" apresentados nos desfiles estavam estacionados pela Paseo de La Reforma (principal avenidade da Cidade do México). Os carros alegóricos representavam os Alebrijes, que são figuras místicas que fazem parte do folclore mexicano. São vários animais misturados e coloridos. Além disso, ainda havia muitas caveiras gigantes espalhadas por esta avenida.



Entre o dia das bruxas e o dia de finados, as crianças (e adultos também) andam fantasiados e maquiados, estilo Halloween, pelas ruas. Se as crianças gostarem, não perca esta oportunidade. No bosque Chapultepeque, por exemplo, há várias barraquinhas para fazer maquiagem, comprar máscaras, fantasias etc. A pintura de caveirinha no rosto (estilo a do filme que eu citei) realmente é a mais famosa.

No Zócalo há uma grande festa. Há diversas esculturas, oferendas, apresentações, música... Não deixe de passar por lá. As Catrinas também são super famosas. As caveiras femininas, com chapéus e vestidos estão por todo lado.





Em diversos pontos turísticos da cidade você também encontrará oferendas, em museus, nas ruínas, nas praças das cidades... Porém se organize para visitar e participar das festividades antes do dia 02-11, pois depois de finados, a decoração da cidade vai sendo retirada. Os shoppings também costumam ter oficinas e decorações nesta época do ano.



 Além da decoração e festividades pela cidade, também há o famoso pão de morto para vender em todos os lugares, além de doces enfeitados com o tema de caveirinhas, souvenirs etc. Em vários supermercados que fomos, vimos o tal pão para vender e diversas outras guloseimas com este tema.
Os cemitérios também costumar estar muito enfeitados, com oferendas e até comemorações. Não chegamos a visitar nenhum, porém cheguei a ver pacotes para turistas irem com guias até os cemitérios.


Realmente é uma linda época para visitar o México. Não se esqueça que a decoração e as oferendas tem um significado muito especial para o país, evite tocar nos altares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário