quinta-feira, 29 de junho de 2017

Chile - Dia 8

O roteiro de hoje é conhecer um pouco do litoral do Chile:
- Valparaiso
- Viña del Mar

As duas cidades ficam a uns 170km de Santiago. Foram mais ou menos 2 horas de viagem. Fomos de carro, que havíamos já alugado com a tag de pedágio, pois no caminho há muitos pedágios eletrônicos. Fomos durante semana para evitar as cidades litorâneas cheias de turistas, porém pegamos um pouco de trânsito.

Começamos o dia em Valparaíso. A cidade foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 2003. Possui uma bonita arquitetura, com um verdadeiro labirinto de ruas e escadas, além de casas coloridas e mansões. Fomos até o porto observar o mar e a movimentação. A área é bonita, com feirinha de artesanato e prédios grandiosos em volta. O que mais chamou a atenção foram as placas para rota de fuga em caso de tsunami. Estacionamos o carro na rua sem problemas.





Depois de ficar em Valparaíso por mais ou menos uma hora, seguimos para Viña del Mar, que é uma cidade com mais atrativos.

A nossa primeira parada foi a Playa Reñaca. Esta praia fica a mais ou menos 5 km da região central, com acesso pela Av. Jorge Montt. Esta é a praia mais badalada da cidade, por isso possui uma grande infra-estrutura comercial, com lojas, bares, restaurantes e casas noturnas. Aproveite a parada na praia para um observar as águas geladas do Oceano Pacífico. Se estiver no verão, aproveite. Estacionamos o carro por perto da praia apenas para dar uma olhada, depois seguimos para o próximo atrativo.



Bem na entrada da cidade há um jardim com um grande relógio de flores. Este relógio é símbolo da cidade e é parada obrigatória para foto. Para saber como chegar, ele fica bem no final da Av. España, próximo à Playa Caleta Abarca. É possível deixar o carro nas proximidades do relógio e fazer o restante do passeio a pé, no nosso caso, seguimos com o carrinho de bebê. Em caso de alta temporada no litoral, pode ser difícil encontrar vaga.



Seguimos a pé em direção ao oceano. O destino agora foi o Castillo Wulff, que é um castelo junto do mar. Caminhamos então por um grande calçadão, seguindo pela orla da Playa Miramar, uma pequena praia com muitas pedras. O castelo fica em cima de uns rochedos, a beira mar. No local funciona uma galeria de artes atualmente, porém foi construído por um alemão, em 1906, para servir como moradia. O castelo fica na Av. Marina, 37. O horário de funcionamento é de terça a domingo e feriado. 10:00h  às 13:00h e de 15:00h às 17:30h. A entrada é grátis.



Almoçamos por ali por perto, mas não lembro o nome do restaurante. Há algumas opções pelo caminho. Para o pequeno, levei a comida que havia feito para ele no hotel.

Um atrativo que há na cidade, mas não visitamos, é o Palácio Vergara. Pelo que pesquisamos, ele possui uma grande área verde e grandes jardins. A principal atração fica por conta do Museo Nacional de Bellas Artes e um grande anfiteatro utilizado no Festival da Canção de Viña del Mar.

Seguimos então direto para o Museu Fonck, já de carro novamente. Conseguimos estacionar praticamente em frente ao museu. Não visitamos o interior do museu, da era pré-colombiana, apenas fomos conhecer a estátua Moai que há no jardim, na parte externa. Esta estátua é uma das poucas estátuas Moai que estão fora da Ilha de Páscoa. Pelo que observamos, é comum ter fila para tirar foto com a estátua. Acredito que na alta temporada, é interessante reservar um tempo para este museu, caso queira tirar a famosa foto. O museu funciona de segunda à sábado, das 10h às 18h e nos domingos das 10h às 14h. Para ver a estátua, o museu não precisa estar aberto. Para mais informações sobre o museu, como preços das entradas, visite: http://www.museofonck.cl/new_site/


Caso ainda tenha pique e queira terminar o dia em um shopping, em Viña del Mar tem o Shopping Marina Arauco, na Av. Libertad 1348. O horário de atendimento é de Segunda a Domingo, de 09:00 a 21:30 hrs. Neste shopping há um supermercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário