sábado, 8 de abril de 2017

Chile - Dia 4 - Farellones

Farellones é a primeira cidadezinha da subida da serra a caminho do Vale Nevado. Como em agosto é provável que já tenha caído muita neve, Farellones é uma ótima opção para ver a neve com crianças sem precisar subir a serra toda. Há uma pequena estação de esqui por lá, mas, é claro que não seria interessante ir com uma criança de 1 ano e meio.

Colocamos a roupa térmica no pequeno por baixo das demais roupas. Um conjunto de moletom e depois por cima uma calça e um casaco estilo impermeável. Quando chegamos em Farellones estava sol e não estava muito frio, com a sensação térmica de 7 graus. Nós usamos roupas e casacos normais, porém ficamos bem pouco tempo na neve.

Se quiser alugar roupa apropriada para a neve, há uma loja chamada Ski Total na avenida Nueva Las Condes, onde pode alugar roupas próprias, botas impermeáveis, luvas e gorro. Lembre-se que a neve molha a roupa, então vá preparado, principalmente para as crianças. Luvas térmicas e impermeáveis são bem vindas na neve.


Para chegar a Farellones e ao Vale Nevado, é preciso subir a serra. Até Farellones são mais ou menos 30km, saindo de Santiago. Bem perto. O único problema é que a serra possui muitas curvas fechadas, bem fechadas mesmo, no estilo 180 graus, muitas em penhascos sem proteção. Até Farellones são 40 curvas, todas com placas numeradas. Até o Vale Nevado, depois de Farellones são mais 20 curvas. Farellones fica a mais de 3000 metros de altura, então pode rolar um mal estar devido a altitude. Em conjunto com as frequentes curvas, podem ocorrer enjoos, portanto, é bom estar munido de remédios para dor de cabeça e enjoo, para os adultos e para os pequenos.

Li em muitos blogs a recomendação de subir apenas com agências de turismo. Porém, subimos no carro que alugamos e não encontramos problemas. No entanto, as estradas são bem estreitas e as curvas fechadíssimas. Se houver neve ou se estiver se sentindo inseguro para dirigir por lá, vá de van de turismo. Optamos por não ir com agência de turismo porque queríamos ficar bem pouco tempo lá. Só ficar uma horinha na neve e ir embora. Geralmente os passeios das agências duram um dia inteiro. Não havia nevado na noite anterior, portanto, as estradas estavam limpas, sem neve no caminho que percorremos. Se tiver nevado há pouco tempo e se não tiver experiência em dirigir na neve, a melhor opção é subir a serra no carro de uma agência de turismo. Há diversas empresas que fazem o serviço, pegando os passageiros no hotel, inclusive.




A ideia era não ir até o Vale Nevado, poupando uma quantidade e curvas na viagem. Paramos em uma loja na subida para a serra para alugar as correntes para as rodas. Não precisamos instalar as correntes, já que não havia neve nas estradas. Mas há uma parada da polícia que eles pedem para verificar se você está carregando as correntes e, só poderá seguir viagem se as estiver carregando. O aluguel das correntes na época custou o equivalente a R$ 50,00.

Em Farellones em si não tinha neve, apenas na estação de esqui e nas partes altas dos morros. Então a gente conseguia ver a neve, mas não conseguia colocar a mão ou brincar. Paramos por lá para dar uma volta, ficamos mais ou menos uns 30 minutos, já que não há muito o que andar. Há hotéis e restaurantes pela região. Li uma recomendação para o restautante El Montañes, com opção de pratos para as crianças, mas não chegamos a ir.





Então continuamos seguindo a subida, em direção ao Vale Nevado. Após mais umas 4 curvas, chegamos em uma área com bastante neve, estacionamos o carro e fomos ver a neve, ali mesmo na estrada. Por ali a neve não era recente, então já estava dura. Não dava para brincar exatamente. Mas já deu para conhecer e curtir a paisagem.






Se continuassemos subindo a serra, com certeza encontraríamos mais neve e neve mais nova e fofa. Como a nossa ideia principal era só conhecer, estávamos satisfeitos e depois deum tempo por ali começamos a descer a serra. Vi uma família por lá com um trenó, brincando de escorregar. É uma boa opção para as crianças. A loja em que alugamos as correntes no início da serra, alugava outros equipamentos, inclusive trenó.

Optamos por não ir na Estação de Esqui por conta da idade do nosso pequeno na época. Avalie se valerá a pena visitar alguma estação. 

Sempre verifique a previsão do tempo, evitando assim um nevasca ou algo do tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário